sábado, 16 de fevereiro de 2013

Motor AP no Chevette (parte 1)

Chevetteiros de plantão: caí no paradigma ("paradigma", segundo o dicionário, é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo) de que a solução para aumentar a potência do Chevette é necessário usar motor AP.

Pois bem. Esse era meu objetivo: "lobo em pele de cordeiro", isto é, aparência original e mais potência, algo acima de 200 cv, e caí na solução de utilizar motor AP turbo ao invés do próprio motor do Chevette. Pesquisei muito na internet e com alguns proprietários de Chevette com motor AP, porém vi que meu erro foi não ouvir bons preparadores e muito menos os donos de Chevettes com motores originais turbinados. A legião de apaixonados por AP turbo é enorme e há uma centena de motivos (conhecimento, peças, preço, etc), porém a falta disso para o motor de Chevette criou o paradigma de que o motor é fraco, não gira, bate, fuma, grila, engasga, quebra, enfim... fui atrás de um motor AP pro Chevette e fiz o transplante.

A mudança não é tão simples quanto falam. Ainda mais quando parte-se de um carro original para a preparação turbo. Se você quer turbinar um Chevette e trocar o motor por um AP, utilize essa lista básica: motor AP (comprei um 1.8 já turbinado, porém com turbina pequena e coletor turbo made in fundo de quintal), novo cárter próprio para essa adaptação, kit turbo (evite o famoso "kit padaria", pois você pedirá por um upgrade mais tarde), flange motor AP / câmbio de Chevette, suportes para o motor AP no cofre do Chevette (usei coxim de D-20 e uma base feita sob-medida soldada à longarina para encaixar o motor AP no cofre), alteração nas mangueiras do radiador, alteração na posição do reservatório de expansão, troca do cabo do acelerador, adaptação da parte elétrica, instalação de bomba elétrica de combustível e de toda a linha de alimentação e retorno ao tanque (sim, você vai furar seu tanque e refazer a saída de combustível), embreagem adaptada (geralmente um sanduíche de disco de AP e platô de Chevette, com rolamento de Opala, já partindo para um conjunto de maior carga), instrumentação (no mínimo conta-giros, pressão de turbo e combustível) e muita mão-de-obra.

 
 
O melhor de tudo isso, na minha opinião, é sair daquele ronco humilde de Chevette e entrar num AP com escape direto e espirro de turbo. É muito diferente. Mas tem seu custo e, na minha opinião, nem tanto benefício.

Quase tudo vende-se pronto, principalmente pela internet. A mão-de-obra já não é tão fácil de se achar, porém há muitos aventureiros no mercado.

Comprei o motor para meu Chevette de um carro que já estava com esta adaptação, então peguei pronto com o kit turbo e flange motor/câmbio. Tive que fazer todas as demais adaptações para colocar o motor no cofre, a linha de combustível, comprar embreagem, etc. Antes mesmo de sair para a 1ª volta parei tudo e refiz a linha de combustível, utilizando um diâmetro maior da tubulação na saída do tanque e colocando um bomba de maior volume (utilizava do Kadett e passei a utilizar a Bosch do Gol GTI), troquei a turbina por uma K16 com válvula acoplada, o coletor de escape por um Larus e mudei de mecânico para preparador de motores. Mas por que não fazer certo da 1ª vez? Porque o mecânico era fraco, muito fraco... levei para um preparador, teoricamente melhor que o mecânico, mas fraco como preparador. Consumiu vários R$ meus, consegui sair com o carro andando e espirando como um turbo de verdade, mas a alegria durou pouco. Aliás, durou uns 300 metros. Assim que peguei o carro na oficina tive que abastecer, aí tive a péssima primeira má impressão do serviço, pois o bocal do sensor de nível do tanque estava solto e o porta-malas do Chevette encheu de álcool. Menos mal do que se fosse gasolina, senão o cheiro estaria até hoje lá....

As segundas, terceiras e demais más impressões vieram logo na sequência... O lado positivo era o incremento de potência (nada brutal, pois estava com 0,8bar de pressão), mas as decepções eram falta de giro do motor AP se comparado ao Chevette, vazamentos do motor, a flange do câmbio que se soltou, o motor que fundiu...

Alguns pontos de atenção quanto a esta adaptação e que nem sempre são levadas em conta, principalmente porque é uma ADAPTAÇÃO e não há tudo pronto no mercado:

1. Flange motor AP x câmbio de Chevette: EVITE flange de alumínio, pois vai espanar algum parafuso e seu motor vai soltar-se do câmbio. EVITE flange que não seja de marca reconhecida pelos Chevetteiros. Eu disse pelos Chevetteiros, e não pelo próprio fabricante da flange. Cuidado com o formato da flange, pois tive que arrombar um pedaço para instalar o motor de partida. Se alguém quiser saber o fabricante me mande um email, pois não vou expor negativamente aqui qualquer empresa.

2. Embreagem: hoje é fácil achar um conjunto próprio para essa adaptação, mas prefira as marcas conhecidas. Uso um platô com carga de 1.200 libras. Isso suporta quase 500 cv, mas em contra-partida o cabo de embreagem rompe com muita frequência, então só use cabo com ponteiras de aço, pois existem algumas de plástico no mercado. Sua perna esquerda também ficará mais forte que a direita.

3. Linha de combustível: se desfaça de toda a linha original e monte uma nova com retorno e bem dimensionada. Não caia na conversa de que precisa de uma bomba com 12 bar de pressão e 150l/min de vazão. Se seu carro for carburado, a pressão da linha é baixa, só precisa de vazão. Lembre-se de que são os giclês do carburador que darão a vazão e o diâmetro deles não passa de 2mm. Nada de 3 bombas de GTI, catch tank, etc...

4. Coletor turbo: não é qualquer coletor de AP que serve. Aliás, é muito provável que usando um coletor "de padaria" a turbina irá bater na parede do cofre do motor. O da antiga Larus Turbo ou SPA são os mais recomendados.

5. Turbina: procure conhecer muito (não é pouco, é muito) sobre turbinas e sobre o que você quer. Não existe turbina que enche a 1.500 rpm e entrega potência acima de 5.000 rpm. Não use turbina de veículos diesel. Não pense que as .50 são todas iguais, assim como as APL, as KKK, com refluxo, do cara campeão de arrancada, etc. Defina seu objetivo, analise se é possível alcançá-lo e busque os recursos técnicos para atingí-lo.

6. Instrumentação: como sempre digo, quem não mede, não controla. Portanto, use. Só pressão de turbo não diz nada.

7. Ande num Chevette com motor de Chevette turbo antes de pensar no AP. Depois te convenço que compensa.

O fim dessa história de AP no Chevette continua no próximo post.

15 comentários:

  1. gostaria de ver o segundo post e nao encontrei.

    Agradeceria se me enviasse o complemento por e-mail e se possivel videos de como fazer a adaptação..

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  2. Amigo eu estou colocando um motor totalflex 1.6 mas o cofre bate no assoalho encima e ta dando um quebra cabeça danado.

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    1. Olá, Gilmar! Teu posto já é bem antigo... então, antes de responder, eu te pergunto: andou com o projeto? Como está agora?

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  3. Tem como vc mandar uma dica, tem que rebaixar os calços do motor??

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  4. Meu caro amigo cheveteiro, mais cedo ou mais tarde todo dono de Chevette entra nessa de adaptar AP no seu chevetin. Andei lendo seu post sobre não ser assim tão vantajoso a adaptação e como ainda não entrei nessa gostaria que voce desse mais detalhes das desvantagens e das vantagens de se adaptar e por que manter a máquina original.

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    1. Pois é, exemplos de Chevetteiros que migraram pro AP não faltam... Quando a intenção é chegar no máximo a uns 300cv, o relação custo x benefício é muito maior. A partir daí, as limitações começam a aparecer, como a cilindrada baixa (até 1.7), falta de peças de alta performance e conhecimento técnico para explorar o motor e fazê-lo beirar os 500cv. Num motor AP é outra coisa: há preparadores em qualquer esquina, muita peça disponível, cabeçotes multiválvulas mais simples de adaptação, cilindrada maior, etc... Resumo simplesmente na relação custo x benefício. Se sua intenção é ficar na casa dos 300cv, garanto que o motor do Chevette chegará nessa potência com certa confiabilidade a um custo relativo baixo. Acima disso, use uma das várias receitas para AP. Abraços!

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  5. To tendo muito problema com motor de arranque to usando motor de arranque do gol o partida rapida sem focinho. conheço pessoas que usam motor de arranque do chevette mesmo qualquer o melhor p usar ?

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  6. Galera to usando motor ap no chevette e to tendo problemas com motor de arranque sempre girando pesado uso motor de arranque partida rápida o moderno do gol. mas conheço pessoas que usam o do chevette mesmo oq me dizem ??

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  7. Teria como me passar o contato da flange??

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    1. Marcus, hoje em dia temos vários fabricantes no mercado. Seguem alguns: TNT Speed Shop, Giovanni Performance e AdpaBrasil, e algumas lojas revendem, como a Marcelinho Special Parts. No MercadoLivre você vai encontrar, porém verifique se não é uma peça "caseira" e a reputação do vendedor.

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  8. Preciso passo a passo com fotos adquiri um kit completo de flange e suporte
    Marca tnt meu kit turbo usa wastegate e a turbina fixa em baixo do carburador
    Impossibilitando a montagem do suporte
    Do motor.
    Meu email maiconmarea@hotmail.com

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    1. Maicon, infelizmente não tenho fotos para postar, porém eu também usava turbina com wastegate acoplada e não tive problemas. Provavelmente isso ocorre porque o seu coletor de escapamento não é o ideal para AP em Chevette. Usei coletor da Larus Turbo, que hoje não fabrica mais, e a válvula ficava a uns 5 milímetros do lataria, então rebati mais um pouco a chapa da caixa de roda devido à movimentação normal do motor e risco de bater na lataria.
      Já tentou "girar" a turbina, isto é, mudar a posição das caixas para alterar a posição da válvula?

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  9. Ola amigo, to qerendo por um ap 1.8 no chevas, pois dizem q se for pra gasta 2.500,00 aspirar pra ganha 30~40cv e ficar super beberão nem compensa, e sim gastar 4.000 num ap montado(ou da mais?) d facil manutencao e econõmico, lembro q eu chegando na casa dos 200km-h ta bom, tenho um tuba 75, vlww

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    1. Olá! Se for calcular o custo x benefício, nunca compensa investir em trocar o motor para ganhar a potência ou velocidade desejada. Com R$2.500 você turbina o motor do Chevette (com um kit usado, por exemplo) e pode ganhar mais de 100 CVs, ou seja, um custo de R$25 por CV. Barato, né? Agora, se for comprar um motor AP, fazer adaptação e aspirar para ganhar uns 30 CVs, a conta sai bem mais que os R$2.500 e o custo por CV vai ser altíssimo. Com R$4.000 compra-se um AP no desmanche e ainda sobre din-din para as flanges, mas você vai ficar limitado à cavalaria original do AP, que será no máximo 120 cvs num 2.0 injetado.

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